Estudos do Cotidiano e da Educação Popular (ECEP)

Professores da linha

Carmen Lucia Vidal Pérez, José Valter Pereira (Valter Filé), Maria Teresa Esteban do Valle, Margareth Martins de Araújo e Nívea Maria de Silva Andrade. 

Ementa

Práticas sociais e educativas analisadas sob a perspectiva das Ciências Sociais, com atenção especial às diversas formas de desigualdades que se articulam nas dimensões de classe, raça, gênero e geração, em espaços e temporalidades diversas. A educação considerada como processo de construção social no qual se articulam imposições econômicas e simbólicas decorrentes da estrutura social e da participação dos agentes sociais envolvidos. Eixos privilegiados: juventude e práticas sociais e educativas; negro e educação; relação escola-família; acesso e permanência aos níveis escolares; educação de jovens e adultos; etnomatemática e educação; psicanálise e educação; políticas para a educação superior; controle social, educação e produção de subjetividade; historicidade e historiografia dos projetos educativos e dos processos de escolarização.

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